Palestrantes

Roberto Rodrigues

Ex Ministro da Agricultura

Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas e Presidente da Academia Nacional de Agricultura(SNA).

Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal.

Foi presidente do COSAG - Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, da SRB-Sociedade Rural Brasileira, da ABAG-Associação Brasileira do Agronegócio e da ACI-Aliança Mundial de Cooperativas.

Foi Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (1993/1994) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

João Castro

Climantempo - Bacharel e Mestre em Meteorologia

Bacharel e Mestre em Meteorologia.

Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Góias, onde desenvolve estudos de modelagem de produtividade de arroz irrigado, com ênfase na determinação dos fatores que limitam a produtividade na região tropical do Brasil.

Possui experiência em aquisição e processamento de dados agrometeorológicos visando a implementação de modelos de simulação do crescimento e desenvolvimento de culturas como arroz irrigado, cana de açúcar e soja.

Interesse na avaliação climática sobre a produção agrícola devido a á ocorrência de estresse abióticos como seca e altas temperaturas.

Adolfo Moura

Especialista em Nutrição e Fertirrigação em Fruticultura

Graduado em Engenharia Agronômica pela (UFC)(1986);

Mestrado em Solos (UFC) (1990);

Especialista Nutrição de plantas e Fertirrigação (NIU) Israel (2006);

Atua como consultor na área de irrigação e nutrição de planta, em todo território com culturas diversificadas;

Instrutor e facilitador do Sebrae Nacional
 

Gabriel Colle

Executivo do Sindag - Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola

Engenheiro Agrônomo (UFPel 2004);

Mestre em Administração, Pós Graduado em Gestão Empresarial Competitiva;

Pós Graduado da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos;

MBA em Liderança e Comportamento Organizacional; Membro da Câmara Setorial de Agronegócio, do Planejamento Estratégico Passo Fundo 2020;

Diretor Executivo do Sindag desde 2015.
 

Murilo Pereira Lopes

Doutorando em Engenharia Mecânica. Fundador da Startup AGROWET.

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros - FACIT e pós-graduação Lato Sensu em Física pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM.

É Mestre em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, e doutorando em Engenharia Mecânica pela PUC Minas e Fundação CAPES do Ministério da Educação.

Foi campeão mineiro da Olimpíada do Conhecimento SENAI/Brasil na área - Mecânica industrial.

Atualmente é Professor e Coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros - FACIT, pesquisador do programa de iniciação científica PIC-FACIT-FAPEMIG na linha de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Inovação.

Jefferson Costa

Agropensa Sistema de Inteligência da Embrapa

Possui graduação em Engenharia Agronômica (UnB), Mestrado em Fitopatologia (UFV) e Ph.D. em Fitopatologia (Universisity of California, Riverside, E.U.A. Possui Cursos de alta Gestão realizados na Fundação Dom Cabral, Amana Key e University of Harvard, Boston, E.U.A. É pesquisador da Embrapa desde 1984. Atuou como Assessor da Diretoria Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa de 2011 à 2017. No período de 2005 a 2011 desenvolveu atividades de gestão no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. Foi o Gestor do Macroprograma 01, gerenciando a carteira de Projetos estratégicos da Embrapa, executados por redes de grande dimensão (150 a 300 pesquisadores) e que buscam a inovação e o avanço radical do conhecimento em temas estratégicos para o Brasil. De 1984 a 2004, desenvolveu na Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia, GO) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracajú, SE) atividades de pesquisa e desenvolvimento agropecuário, tendo liderado ou coordenado mais de 20 Projetos e gerado 265 publicações relatando novos processos, conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao Manejo Integrado de Doenças de Plantas. Nesse período foi Bolsista de Produtividade Científica do CNPq e colaborou nos Programas de pós graduação da UFG, UFS, UFRPe no Brasil e UN-Salta na Argentina, tendo orientado 15 dissertações e teses de Mestrado e Doutorado, além de 26 trabalhos de Graduação. No período de 1988 à 1990 foi Presidente da Sociedade Brasileira de Fitopatologia e na sequência tornou-se Presidente do seu Conselho Consultivo. Pesquisador recipiente dos Prêmios de Mérito Acadêmico e Profissional concedidos nos E.U.A: Storkan Hannes Foundation Award, Klotz Foundation Award, JLeary Award e Phi Beta Kappa Alumni, Award além de outros no Brasil, concedidos pela Embrapa e Congressos científicos. Atualmente é Supervisor de Relações Nacionais Institucionais na Secretaria de Inteligência e Relações estratégicas da Embrapa (SIRE).

Formação Acadêmica 1991 - 1995

Doutorado em Fitopatologia

University of California- Riverside
Título: Indução de supressividade à prodridão das raízes do abacateiro causada por Phytophthora utilizando substratos orgânicos bioativados.

Ano de obtenção: 1995

Orientador: John A Menge, Ph.D.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Biotecnologia / Especialidade:

1982 - 1984

Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)

Universidade Federal de Viçosa
Título: Resistência do milho Aspergillus flavus e à subsequente produção de Aflatoxina.

Ano de obtenção: 1984

Orientador: Ajjamada Chengappa Kushalappa Ph.D.

1978 - 1981

Graduação em Engeharia Agronômica

Universidade de Brasília
Ano de obtenção: 1981

Áreas de Conhecimento
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Biotecnologia
Grande área: Ciências Biologicas / Área: Microbiologia