Palestrantes

José Luiz Tejon Megido

Uma das maiores autoridades de marketing em agronegócio

                José Luiz Tejon Megido é Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, e Dr© em Ciências da Educação pela UDE - Universidad de la Empresa, no Uruguai. Professor convidado da Audencia Business School - França (Master Science em Food Management), Coordenador Acadêmico de Programas da FGV In Company, Coordenador Acadêmico de Pós Graduação e Coordenador do Núcleo de Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SP.
               Jornalista, publicitário formado pela Casper Líbero, autor e conferencista internacional. Presidente da TCA International. Sócio Diretor da agência de publicidade e consultoria Biomarketing. Membro do Conselho de Entidades e de empresas privadas. Administrador com ênfase em Marketing, com especializações na Pace University de Nova Iorque; Harvard, e MIT Nos Estados Unidos. Em liderança tem especialização no INSEAD, da França. Profissional premiado com Top de marketing pela ADVB e outras entidades do segmento publicitário.
           Tem forte atuação na mídia, na educação e no universo empresarial. É comentarista da rede Jovem Pan de Rádio, articulista de diversas mídias. Eleito pela Revista Isto É Dinheiro uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness.
               Foi Diretor do Grupo O Estado de S. Paulo, da Agroceres e executivo da Jacto S/A. Autor e coautor de 33 livros, incluindo o novo lançamento: "Guerreiros não nascem prontos" (na lista dos Best Sellers 2016) e os Best Sellers: "O vôo do cisne", "A Grande Virada – 50 regras de ouro para dar a volta por cima", “O Código da Superação – Uma fascinante jornada além da conquista" – pela Editora Gente e "Elas: Heroínas do Por do Sol", pela Editora Perse. É reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação e conta com dois de seus livros já publicados na Europa.
                Tejon é considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. Troféu Great Speaker Olmix em Paris, França. A partir de 1 de outubro de 2015 passou a integrar o Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e recebeu o Prêmio Destaque Imprensa pela AEASP em 2016. Professor, conferencista Top of Mind de RH.

Miguel Daoud

Jornalista e analista de economia

                É apresentador e analista de política e economia do Canal Rural. Tem formação pela Escola Superior de Administração de Negócios da Universidade Católica de São Paulo – PUC, tendo mais de 10 anos de experiência no meio de comunicação com atuação em emissoras como Rede Globo, Globo News, Bandeirantes, Record e Record News.
                Realiza palestras por toda a América Latina, tendo como principal pauta a defesa do setor produtivo brasileiro, trazendo as principais informações em nível global para demonstrar com gráficos os principais indicadores da política e economia que podem influenciar a tomada de decisão dos produtores do Brasil.

Jorge de Souza

Diretor Técnico da Abrafrutas - Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados

                Graduado na ESALQ-USP em 1979 e com curso de especialização (MBA) na FEARP-USP na área de Gestão Empresarial. O profissional citado foi Diretor de Operações de Sementes e Biotecnologia na Zeneca Sementes Ltda, tornando-se produtor de frutas no Estado de Minas Gerais no período de 2004-2015. Nesse período foi presidente da FRUTVALE – Cooperativa dos Fruticultores do Vale do Verde Grande e também da ABANORTE – Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas Gerais. Liderou com sua equipe o lançamento comercial da marca coletiva regional “Região do Jaíba” para o mercado internacional. Tem vários treinamentos em ferramentas avançadas de gestão como Design Thinking e Six Sigma. É consultor na área de gestão estratégica do agronegócio e palestrante internacional sobre o tema. É atualmente o gestor indicado pela iniciativa privada para o Projeto Setorial Abrafrutas-ApexBrasil. Ocupa a posição de Diretor de Projetos na ABRAFRUTAS.

Francisco Rodrigues

Especialista em fruticultura da Região do Jaíba

                Engenheiro Agrônomo pela EARTH – Escola de Agricultura da Região Tropical Húmida (Costa Rica), Mestre em Produção Vegetal – UNIMONTES, Consultor em Fruticultura em cerca de 5.000 ha em bananicultura irrigada no Brasil.

Tiago Struiving

Especialista em fruticultura da Região do Jaíba

                Engenheiro Agrônomo graduado na Universidade Federal de Viçosa (2013), com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Possui seus principais trabalhos científicos na área da Fruticultura, atuando principalmente na área de Propagação de Plantas, Manejo de Culturas, Fisiologia da Produção e Pós-colheita. Atua como consultor técnico e gerencial com foco nas culturas de banana, limão e manga.
               Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, com Mestrado em Fitotecnia/Fruticultura também pela UFV.
               Atualmente cursa doutorado pela UNIMONTES.
               Possui diversas publicações científicas, como artigos e capítulo de livro.
               Atua há 6 anos como consultor na parte técnica e gerencial nas culturas de Banana, Limão e Manga.

Moacir Brito

Especialista em fruticultura da Região do Jaíba

                Doutor em produção vegetal UNIMONTES 2019.Mestre em produção vegetal UNIMONTES 2013 Ciências biológicas universidade de Uberaba 2009. 15 anos Manga Clara Serviços Especializados em Fruticultura. 25 anos de consultoria especializada na cultura da manga em todas regiões do Brasil. Experiência como professor universitário Favag 2014 a 2017.
Experiências interacionais diversas por serviços prestados na América Central e América Latina.
               Participação em diversos eventos nacionais e internacionais: fóruns, congressos, simpósios como congressista e também como palestrantes.
               Artigos completos, resumos, capítulos de livros em diversos periódicos nacionais e internacionais.
               Curso, minicursos, dia de campo ministrados em várias regiões do Brasil e também fora do país.
                Trabalhos de pesquisa desenvolvidos varios, na área da fisiologia vegetal e reguladores de crescimento.

Fernando Haddad

Pesquisador da EMBRAPA

               Possui graduação em Agronomia e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia. Atualmente é pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Atua na cultura da bananeira, concentrando estudos para a mitigação dos danos causados por Fusarium oxysporum f. sp. cubense (Murcha de Fusarium), Mycosphaerella musicola (Sigatoka amarela) e M. fijiensis (Sigatoka negra). Concentra seus estudos em linhas de pesquisa como o controle biológico e cultural, estudos populacionais de patógenos e resistência genética. Estudos genéticos e fenotípicos da interação Musa spp. com os patógenos descritos acima são aplicados no melhoramento genético, com o objetivo maior de otimizar a seleção de genótipos resistentes as principais doenças da cultura.
                Os estudos populacionais dos patógenos visam principalmente à identificação de variantes, em agressividade e/ou virulência, para o direcionamento da seleção de tecnologias para o manejo das doenças. Todos os trabalhos que envolvem o controle cultural, biológico e genético são direcionados para gerar soluções tecnológicas que em conjunto vão mitigar os prejuízos causados por patógenos na cultura da bananeira.

Alberto Vilarinhos

Chefe da EMBRAPA

                Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Agrobioquímica/Biotecnologia pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Biologie Integrative - Ecole Nationale Superieure d'Agronomie de Montpellier (2004). É pequisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, no Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical, Cruz das Almas, BA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em genética molecular, atuando principalmente com as culturas do abacaxi, banana, mamão e mandioca. Tem também trabalhos desenvolvidos, na mesma linha de pesquisa, com a cultura dos citros. Entre as atividades de apoio a pesquisa foi Chefe Adjunto de Administração, supervisor da Área de Comunicação e Negócios e Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa mandioca e Fruticultura e Chefe Geral, cargo que exerce atualmente.

Nilda de Fatima Ferreira Soares

Presidente EPAMIG

                Possui graduação em ENGENHARIA DE ALIMENTOS pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1984) e doutorado em Ciência de Alimentos - Cornell University (1997). Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, membro do corpo editorial da Revista CERES e revisor de artigos científicos das publicações Ciência e Agrotecnologia, Semina , Ciência e Tecnologia de Alimentos, Packaging Technology & Science, Food Bioprocess and Food Microbiology . Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Embalagens de Produtos Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: embalagem ativa, embalagens inteligentes e conservação de alimentos. Coordena a equipe de Embalagens ativas na UFV sendo merecedora de Prêmios de inovação tecnológica da FINEP e SEBRAE.Orientou a tese vencedora do Prêmio CAPES de tese 2005 na área de Ciência de Alimentos. Possui 4 patentes depositadas e 2 submetidas na área de embalagens ativas. Atua como orientadora na pós-graduação, tendo contribuído com a formação de mestres e doutores. Possui centenas de trabalhos publicados em periódicos da área em nível nacional e internacional. É autora de capítulos de livro internacional. Avaliadora do MEC para o SINAES de cursos e IES. Exerce o cargo de Reitora da Universidade Federal de Viçosa.

João Cruz

Diretor Técnico do Sebrae/MG

                Eleito como Diretor Técnico do Sebrae/MG para o quadriênio 2019/2022, João Cruz Reis Filho possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Genética e Melhoramento também pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2009).
                É auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura (2013/14) e Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (2015/16). Foi Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura - Conseagri (2016). Pós-doutor pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV (2018).

Marcela Cadavid-Ordóñez

Diretora do CENIBANANO

                Fitopatologia, biologia molecular de plantas, biotecnologia vegetal, microbiologia agrícola, metodologias de diagnóstico e manejo de doenças em culturas comerciais como cana-de-açúcar, café e árvores de frutas tropicais em centros de pesquisa como o CENICAFÉ (Centro Nacional de Pesquisa Cafeeira), CIAT ( Centro Internacional de Agricultura Tropical), CENICAÑA, CENIBANANO (Centro de Pesquisa de Banana) e como pesquisadora visitante no Instituto Nacional de Forense Microbiana e Biossegurança Alimentar e Agrícola (NIMFFAB) na Oklahoma State University (EUA). Durante sete anos, atuou como Pesquisadora Chefe do Laboratório de Fitopatologia e Líder do Serviço de Diagnóstico de Doenças do Programa de Variedades da CENICAÑA, no qual, sob sua coordenação, implementou e acompanhou o Sistema de Gestão da Qualidade da norma ISO 9001 e a aplicação de padrões de qualidade na ISO 17025.
               Atualmente, desde maio de 2018, trabalha como diretora do CENIBANANO, vinculada à Associação de Produtores de Banana da Colômbia AUGURA, na direção geral das linhas de pesquisa em Fitossanidade, Biotecnologia, Fisiologia e Agricultura de Solo e Precisão. Bióloga com menção em Genética e Mestrado em Biotecnologia Avançada. Formado pela Universidad del Valle em Cali, Colômbia, em 2004; Ela concluiu seu trabalho de graduação no Centro de Pesquisa de Cana-de-Açúcar da Colômbia, CENICAÑA, que recebeu a Menção Honrosa do "Prêmio Nacional de Fitopatologia 2004" e o reconhecimento nacional pelo segundo Melhor Projeto de Biotecnologia Agrícola "Agro-Bio 2004 " Durante o período 2007-2009, fez seu mestrado na Universidade Autônoma de Barcelona, ​​vinculada ao Grupo de Pesquisa em Biologia Molecular de Plantas, como bolsista do Programa ALBAN da União Europeia.